Bem-vindo!! Desde 05/04/2011 você é o visitante nº:

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Curso de mediação de conflitos trata de 'bullying'


RIO - A vida de X, 13 anos, virou uma rotina de sofrimento desde o início do ano. O jovem, que saiu do Rio de Janeiro para a casa dos avós, no interior do estado, passou a sofrer bullying desde o primeiro dia de aula no novo colégio.

A história, que se repete a cada dia nas escolas brasileira, chamou a atenção da desembargadora Leila Mariano. No ano passado, ela organizou um curso de mediação de conflitos escolares para educadores fluminenses, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), que mereceu menção honrosa do Innovare.

- No primeiro momento, queríamos a diminuição da judicialização dos conflitos escolares. Hoje, na Justiça, há ações para discutir problemas entre alunos, professores e diretores que se sentiram atacados nas redes sociais. São conflitos sensíveis nem sempre resolvidos pela solução judicial - explica a desembargadora.
O projeto começou em julho de 2011, quando uma escola particular procurou a Emerj com a demanda. A primeira turma contou com especialistas ingleses e argentinos que discutiram os efeitos do bullying no ambiente escolar. Hoje, mais de 200 educadores já passaram pelos bancos da Emerj entre profissionais da rede privada e estadual.

Para a magistrada, com o advento das redes sociais, o que antes era brincadeira ou provocação entre colegas de escola se torna uma agressão séria. Ela defende que a escola deve reassumir o papel de protagonista na mediação de conflitos.

- O paradigma mudou a partir das redes sociais. A pressão é 24 horas por dia em cima das vítimas. Isso causa traumas profundos - explica.

Leila Mariano afirma que a menção fortalece a iniciativa:

- Que o prêmio traga luz a esse problema que deve ser encarado com a participação conjunta da família, da escola e dos órgãos públicos.


Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/curso-media%C3%A7%C3%A3o-conflitos-trata-bullying-004300428.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário