Bem-vindo!! Desde 05/04/2011 você é o visitante nº:

segunda-feira, 9 de abril de 2012

EUA: contra o 'bullying'




Diz o dicionário que o ‘bullying’ é «um conjunto de maus tratos, ameaças ou outros actos de intimidação física ou psicológica exercida de forma continuada sobre uma pessoa fraca ou mais vulnerável». Contra tudo isto e muito mais está um vídeo realizado por alunos de uma escola secundária dos EUA, e que em seis dias conta já mais de 25 mil visualizações no YouTube.

O número quiçá não surpreenderá, mas a iniciativa talvez. O The Huffington Post deu a conhecer a iniciativa dos alunos da Ranch High School, uma escola secundária situada na cidade Cypress, no estado do Texas, que resolveram criar uma canção e encenar, produzir e filmar um vídeo de protesto anti-bullying.

«Quem pensas que és?», é a frase mais vezes repetida ao longo dos versos que compõe a canção, da autoria de uma das alunas da escola, e que foi cantada por umas quantas outras, como fica explicado na página do You Tube que loja o vídeo.

«Quando olhas para um espelho o que diz-me o que vês?/Estás a usar as palavras que me atiraste?/Quando estás a arranjar o cabelo e a tratar dos dentes/Sabes que é feio o que tu me fazes?», são as suas primeiras palavras, hipoteticamente dirigidas ao ‘bully’. As palavras soarão melhor na sua versão original, em inglês, face à habitual estranheza que ganham ao serem traduzidas para a nossa língua.




Antes mesmo de a música começar a embalar o vídeo, um estudante chama a atenção para os quase 200 mil estudantes norte-americanos que diariamente têm medo de ir à escola.

Em Portugal, os números serão menores, mas existem. Há cinco anos, em 2007, um relatório sobre a violência escolar registou mais de 1000 casos ocorridos em escolas portuguesas. Em 2010, uma investigadora citada pelo Diário de Notícias frisava que 42% dos alunos nas escolas lidam com o bullying. Mas exemplos recentes não faltam.

Em Fevereiro, uma jovem de 16 anos foi agredida por duas colegas numa escola da Azambuja e antes, em Dezembro, os pais de um aluno do 1.º ciclo ameaçaram encerrar a escola, em Castelo Branco, exigindo que se pusesse termo às agressões praticadas por um dos alunos, de 10 anos de idade.

Mais mediático é o badalado ‘caso Facebook’, onde duas jovens foram julgadas em tribunal após espancarem uma colega da escola, com a agravante de tudo ter ficado gravado em vídeo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário