Bem-vindo!! Desde 05/04/2011 você é o visitante nº:

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Justiça Restaurativa: ferramenta de combate ao Bullying





A Justiça Restaurativa, um modelo alternativo de Justiça para resolver conflitos entre agredidos e agressores, principalmente quando se trata de jovens e adolescentes, tem sido bastante usada nas escolas para reparar danos ou para provocar a melhora no comportamento dos agressores.


O tratamento, que visa a humanização na resolução de conflitos, foi implantado há cinco anos no Brasil e os resultados têm sido bastante positivos. Campinas, ciente desta prática, resolveu implantar o sistema em algumas escolas da cidade e os resultados também tem agradado os envolvidos.


O resultado tem tido tanta importância que existem propostas para se utilizar a Justiça Restaurativa para combater o Bullying, um fenômeno que tem preocupado diversos especialistas do setor da educação. O termo é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. Em 20% dos casos as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras de bullying, ou seja, em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.


Em lugar da mera punição, ou até mesmo internação de pessoas que praticam ou recebem o bullying, entra em cena o diálogo e o entendimento entre ofensor e ofendido. A conversa entre os envolvidos sempre é promovida com a ajuda e o apoio de pessoas treinadas para buscar um acordo amigável entre as partes, essa é a proposta da Justiça Restaurativa. 



Fonte: http://www.mcjeditora.com.br/portal/2012/02/justica-restaurativa-ferramenta-de-combate-ao-bullying/



Nenhum comentário:

Postar um comentário