Bem-vindo!! Desde 05/04/2011 você é o visitante nº:

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Meu ponto de vista à respeito do seguro anti-bullying

Hoje pela manhã, no RJ/TV 1ª edição, foi apresentada uma reportagem sobre os danos causados pelo bullying com a educadora ANDREA RAMAL na qual eu participei comentando sobre o bullying sofrido pela minha filha. Foi 'discutido' também o seguro anti-bullying onde cerca de 20 colégios do país já contrataram os serviços afim de se resguardar de um eventual problema.

O fato é que vários casos de bullying são registrados, de forma crescente, em escolas de todo o brasil e do mundo, o que desperta o interesse dos estabelecimentos de ensino para esse novo tipo de seguro que cubra os prejuízos da escola.. o.O  Uau, heim?!! Que seguro maravilhoso.. ele cobre os prejuízos da escola!! Ah sim e, ainda, prevê que seja pago o tratamento psicológico para a vítima. 
Normalmente eu não opino sobre os meus posts.. mas, honestamente, esse seguro é uma afronta!! 

NÃO PRECISAMOS DE SEGURO CONTRA O BULLYING!! PRECISAMOS DE VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO!!! A ESCOLA DETÉM A OBRIGAÇÃO DE RESGUARDAR E MANTER A INTEGRIDADE FÍSICA E PSÍQUICA DOS NOSSOS FILHOS ENQUANTO LÁ PERMANECEM, isso é fato.. consta no Código Civil Brasileiro!! O que acontece dentro da escola é de responsabilidade da mesma, então, pra mim,  fica muito claro que ao contratar esse seguro a escola já atesta de imediato a total falta de confiança nos seus profissionais.  Sem falar na incapacidade de trabalhar com a  prevenção e na sua incompetência para lidar com o bullying!! É um verdadeiro certificado de omissão pois fica muito clara a preocupação com o seu 'próprio bolso' e não com bem estar do seu aluno.  

Ainda temos a banalização em torno do tema.. Já pensaram se as escolas adotarem a postura do "Ah dane-se, o seguro cobre."

Só que por mais que o seguro cubra os gastos com com o tratamento psicológico, além da indenização é claro, o desenvolvimento de ações preventivas que visam a conversão de ambientes violentos em espaços de convivência amigável, trabalhando, de acordo com cada faixa etária dos alunos, regras claras contra o bullying e desenvolvendo ações solidárias de valorização da diversidade, ainda é bem mais barata, porém muito trabalhosa. É preciso, mesmo,  muita competência e comprometimento.. 

Bom.. mas, como eu costumo dizer: Opinião cada um tem a sua e eu respeito o ponto de vista de cada um. Eu só queria deixar claro a minha crença numa escola que valoriza o conhecimento moral e ético como essencial para a vida de nossos filhos.

Vamos à reportagem..

Um abraço,
Ellen Bianconi.




Fonte do vídeo:  http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-rio/t/edicoes/v/os-danos-causados-pelo-bullying/1801379/

Nenhum comentário:

Postar um comentário