Bem-vindo!! Desde 05/04/2011 você é o visitante nº:

sábado, 24 de setembro de 2011

SMEC promove caminhada da Paz e realiza apresentações sobre Bullying



A secretaria de educação e cultura de Aripuanã (SMEC), através do projeto “Minha Escola Luta Contra o Bullying: Todos pela Paz”, elaborado pela Psicóloga Joana Segantin Esteves, tem divulgado e sensibilizado alunos, pais e professores da rede de ensino do Município sobre o tema bullying, consequências e medidas preventivas a serem desenvolvidas pela rede escolar para diminuir o índice de casos de bullying no Município, contribuindo para que o respeito e cooperação façam parte da formação das crianças e adolescentes





Este projeto vem sendo apresentado para diretores e coordenadores das escolas, inclusive as escolas do campo, desde o mês de junho e foram expostos às propostas e explicitado como seria desenvolvido a metodologia para se trabalhar a temática do bullying com todas as series: educação infantil, ensino fundamental e médio.




A psicóloga Joana forneceu  materiais como artigos e vídeos para serem utilizados pelos professores na orientação e no desenvolvimento do projeto em sala. Segundo Joana, as escolas tem realizado, com grande empenho por parte dos professores e coordenação, atividades de vivências, através de diálogos e utilização de materiais didáticos, além de palestras, produções textuais, dinâmicas e dramatização. “Precisamos orientar os alunos sobre bullying, de suas implicações na área emocional e comportamental; construir e resgatar vínculos de cooperação e respeito; devemos ainda esclarecer o que significa o termo e promover troca de experiência entre os alunos, levando-os a perceberem os efeitos de seus comportamentos e sentimentos, para si próprios e para os outros”. 




Lembrando que a questão do bullying carece ser trabalhada de forma contínua nas escolas, dia 21 de setembro aconteceu uma caminhada pelo dia Internacional da Paz com alunos de varias escolas, municipais e estaduais, e à noite, no Centro de Formação Dardanelos, houve o encerramento das atividades com apresentações das escolas referente ao que foi desenvolvido durante o projeto.

Esta sensibilização se faz necessária diariamente visto que o índice de violência no Brasil, e no Mundo vem aumentando assustadoramente nos últimos tempos. Ações como esta, em parcerias ativas nesta luta, fazem com que os alunos se tornem cidadãos atuantes em busca de um amanhã melhor. “Quero parabenizar a todos que de forma voluntária e participativa fizeram parte da Caminhada Pela Paz. Se conseguirmos realmente plantar esta semente, que ela provavelmente dará bons frutos, sairemos com satisfação e a certeza de dever cumprido” destacou a secretaria de educação Rogéria Parra Merino de Macêdo.

Escolas que participam do projeto:
 
-Escola M. José Operário
-Escola M. Wilma Calvi Batistti
-Escola M. Maria Luiza do Nascimento Silva
-CEI Albertina
-CEI Raio de Sol
-CEI Primeiros Passos (Conselvan)
-Escola M. José Ary da Costa (Conselvan)
-Escola M. Tiradentes (Morena)
-Escola M. Deoclides de Macedo (Milagrosa)
-Escola M. Governador Fragelli (AR2)
-Escola M. José de Alencar (Lontra)
-Colégio São Gonçalo



Fonte: http://www.topnews.com.br/noticias_ver.php?id=6918




Nenhum comentário:

Postar um comentário