Bem-vindo!! Desde 05/04/2011 você é o visitante nº:

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cineducando: Cinema, educação e bullying

 A terceira edição da mostra tem como tema o bullying e sua influência sobre a violência nas escolas e na delinquência juvenil.

 

3º CINEDUCANDO – CINEMA, EDUCAÇÃOE BULLYING - A mostra dedicada ao cinema e à educação tem como tema o bullying, palavra de origem inglesa  que veio dar definição à violência juvenil no cenário escolar e que vem, nos últimos anos, ganhando contornos mais fortes e preocupantes. Os filmes da mostra abordam o tema e sinalizam para a urgência de discussões profundas sobre a violência nas escolas e a delinquência juvenil. Caixa Cultural, Av. Almirante Barroso, 25, Centro (2544-4080). Cinemas 1 e 2: 85 pessoas, cada sala.  R$ 2 e R$ 1 (meia). Grátis para professores. Acesso para portadores de necessidades especiais. Até 2 de outubro.

De 3ª (20/09) a 6ª (23/09), às 18h, serão realizadas oficinas de capacitação de professores, para uso do audiovisual em sala de aula. A oficina é gratuita e será ministrada pela equipe do Cineduc. Inscrição prévia: oficina @cineducando. com.br

Programação


3ª, às 16h: Juventude transviada, de  Nicholas Ray. Com James Dean, Natalie Wood, Sal Mineo (EUA, 1955. Livre). Jim Stark é um rapaz problemático que vai parar numa delegacia, onde conhece os jovens Judy e Platão.  Judy é namorada de Buzz, o líder de uma gangue do colégio.  A rivalidade entre Jim e Buzz terá consequências trágicas.  Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro, Melhor Atriz Coadjuvante (Natalie Wood) e Melhor Ator Coadjuvante (Sal Mineo).

3ª, às 18h30: Bem-vindo à casa de bonecas, de Todd Solondz. Com Heather Matarazzo, Matthew Faber, Daria Kalinina (EUA, 1995. 12 anos).  Dawn Weiner é uma adolescente complexada e ridicularizada pelos colegas de escola. Seu relacionamento com sua família não é dos melhores. Ela deseja ser aceita de qualquer jeito e para isto planeja namorar um rapaz mais velho, que é muito popular, apesar disto ser totalmente improvável.  Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance.

 4ª, às 16h: Carrie, a estranha, de Brian De Palma. Com Sissy Spacek, Piper Laurie, Amy Irving, John Travolta (EUA, 1976. 1h38. 14 anos). Carrie White é uma garota com dificuldades de socialização. Sob a influência de sua mãe, uma fervorosa religiosa, ela se mantém isolada de todos. Porém, quando um popular garoto da escola a convida para ir ao baile, ela se surpreende e passa a viver uma noite de sonho.  Mas a noite não terminará como ela sonhou.  Indicado ao Oscar de Melhor Atriz (Sissy Spacek) e Melhor Atriz Coadjuvante (Piper Laurie).


4ª, às 18h30:  Se..., de Lindsay Anderson. Com Malcolm McDowell, David Wood, Richard Warwick, Christine Noonan (Reino Unido, 1968. 14 anos).  O cotidiano de uma escola é marcado pelo embate dos alunos, do conformismo à rebeldia, a partir de suas relações com o sistema opressivo da escola.  Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes.  

5ª, às 16h: Bullying – Provocações sem limites, de Josetxo San Mateo. Com Alberto Carbó, Carlos Fuentes, Nadeska Abreo (Espanha, 2009. 16 anos). Jordi é um adolescente que perdeu recentemente seu pai e que, junto à sua mãe, decide mudar de cidade para começar uma nova vida. Em princípio tudo parece bem, mas quando  Jordi passar pelo portão da nova escola, terá de enfrentar problemas inimagináveis.



5ª, às 18h30: Kes, de Ken Loach. Com David Bradley, Freddie Fletcher, Lynne Perrie (Reino Unido, 1969. 14 anos). Vivendo em um bairro pobre da cidade, um garoto não tem boas notas na escola, sempre apanha do irmão e é desprezado por todos. Um dia ele acha um Kestrel, um pequeno falcão, que passa a ser seu companheiro nos momentos de solidão.


   

No filme 'Kes', de Ken Loach, um menino tem um facão como seu único amigo

2 comentários:

  1. Muito boa essa iniciativa. Destes filmes citados já assisti dois o Carrie, a estranha e Bulling, Provocação sem limites. Acredito que o tema bulling precisa ser sim abordado e com mais frequência e não apenas em ocasiões ou projetos pedagógicos. O que infelizmente ainda não acontece, pois muita gente ainda acha que bulling é apenas brincadeira de criança. Quanto engano.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Danilo!!!

    É verdade.. ótima iniciativa, sim!!Pena que não sejam abordados com a frequência necessária, mesmo!! Como você disse: " (..)muita gente ainda acha que bulling é apenas brincadeira de criança. Quanto engano."
    Quano engano, mesmo!!!!! Mas, também, apesar dos pesares, não podemos negar que a visão sobre esse tema tem, hoje, um enfoque mais efetivo.. graças à Deus!!! Ainda falta muiiiito, mas..

    Muito bom tê-lo por aqui.. volte sempre =)

    Um abraço,
    Ellen Bianconi

    ResponderExcluir