Bem-vindo!! Desde 05/04/2011 você é o visitante nº:

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Especialistas ressaltam papel da família contra o bullying


Para celebrar a Semana da Família, instituída no município de Campo Grande por meio da Lei Municipal nº 4.832/10, a Pastoral Familiar da igreja São João Bosco promoveu na noite desta segunda-feira (22) um Painel que abordou o seguinte tema: “O papel da Família no Combate ao Bullying” . O ciclo de palestras contou com a participação de diversos especialistas que esclareceram diferentes pontos sobre o bullying, orientando pais e educadores sobre como lidar com a ocorrência de bullying no ambiente escolar.

A psicóloga Maria Helena Quilião, disse que a pior face do bullying encontra-se, especialmente, entre os meninos. “A prática pode deixar cicatrizes profundas, nas vítimas , provocando homicídio ou suicídio. A pessoa perde o gosto pela vida, apresenta fobia e queda de rendimento escolar”, alertou Maria Helana Quilião.


A Juíza da Vara de Infância e Juventude, Dra. Katy Braun, enfatizou que é preciso que os pais estejam atentos ao dia a dia dos seus filhos. “Tenham a responsabilidade de observar a rotina dos seus filhos. Se o material escolar desaparece, livros rasgados isso pode ser indícios de bullying”, alertou Dra. Katy Braun.


Para a advogada Dra Dalva Gomes Sampaio , as famílias devem pautar a educação dos seus filhos na religiosidade para que a sociedade possa ter indivíduos mais humanos e sensíveis. “Todos precisam da nossa ajuda e em especial da igreja. Sempre tem uma família do nosso lado que está desestruturada, vamos dar mais amor aos nossos filhos, pois todas as crianças são vítimas [bullying] , inclusive o agressor”. “Com a autoestima abalada a criança perde o interesse de ir a escola. Os pais precisam ensinar para os filhos os princípios da palavra de Deus e cultivar a humildade nos relacionamentos, cultuar a paz,”observou o vereador e membro da Comissão Permanente de Educação e Desporto da Câmara Municipal, Herculano Borges ao fazer seu pronunciamento.


Autor da Lei que institui a Semana da Família, na Capital, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Paulo Siufi tem lutado em todas as esferas para eliminar a prática do bullying entre estudantes e por isso tem incentivado a realização de debates, ciclo de palestras em todas as unidades escolares do município. “A família é a base da sociedade. A Semana da Família é uma lei de minha autoria para que tivéssemos palestras, debates e tem o objetivo de demonstrar para a sociedade que a família exerce influência decisiva na formação do indivíduo, e deve ser valorizada. A Lei de combate ao bullying fiz junto com a vereadora profª Rose para, justamente evitarmos tragédia como a que aconteceu em Realengo. Nós em algum dia na vida já passamos por bullying, ou como vítimas ou como agressores, o problema é que muitas vezes as autoridades demoram para colocar em prática a Lei. Só se forma uma sociedade justa, igualitária quando há ensinamentos baseados nos mandamentos de Deus”, disse Siufi.


A Lei nº 4.965/11, que institui a “Semana de Combate ao Bullying” no município de Campo Grande e a Lei nº 4.854/10, que dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao “Bullying” escolar no projeto pedagógico elaborado pelas Escolas Municipais de Campo Grande são de autoria do parlamentar Paulo Siufi e da vereadora prof Rose.




2 comentários:

  1. Exmos. Senhores,

    Venho por este meio dar-vos a conhecer o meu livro “Cartas Que Falam”, baseado numa história verídica, e que retrata temas polémicos como depressão, violência, maus tratos, bullying e tentativas de suicídio.

    O objectivo deste livro é dar a conhecer a existência de casos de sobrevivência como o do personagem principal (Filipe Gomes), bem como a mensagem de que quem sofre deste tipo de maus tratos e violência, não está sozinho.

    Aguardando pela oportunidade de poder divulgar esta obra de relevante interesse social, subscrevo-me com os meus melhores cumprimentos,

    Bruno Araújo
    https://www.facebook.com/livro.cartasquefalam1
    https://twitter.com/CartasQueFalam
    http://livrocartasquefalam.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Caro Bruno, boa noite!!

    Parabéns pela iniciativa!! No que eu puder te ajudar na divulgação, conte comigo, ok?!!
    Temos, tb, twitter e facebook e, inclusive, acabei de fazer 1 post lá.
    Vou te seguir..
    Te desejo muito sucesso!!

    Abraços,
    Ellen Bianconi

    ResponderExcluir