Bem-vindo!! Desde 05/04/2011 você é o visitante nº:

terça-feira, 5 de julho de 2011

Programa de prevenção do Conseg debate Bullying

 
A incidência de conflitos nas escolas da cidade começam a diminuir com palestras educativas

Atualmente esse tipo de agressão é caracterizado por atitudes intencionais e repetitivas ocorridas nas no trabalho, escolas, universidades e em diversos outros lugares. Com formas variadas de expressar, neste comportamento as mais comuns são: zombar, bater, colocar apelidos e discriminar as pessoas em algum estado que aparente inferioridade, tanto mental quanto física. Embora seja um comportamento aparentemente comum, as informações sobre o assunto adentrando o ambiente escolar aos poucos.

Com intuito de tentar solucionar esse problema, o Conseg do município de Sombrio, está indo às escolas da rede municipal, como forma de prevenção a essa situação. De acordo com o presidente do Conseg do município, Luiz Romildo, essa alternativa, se dá em conjunto com a Polícia Civil e Militar, como forma de prevenir a violência em qualquer ambiente. Algumas escolas da região, por si, já solicitam a presença dos profissionais da segurança em seus ambientes. Este é o caso da Escola, do bairro Parque das Avenidas, Nair Alves Brati, que, sentindo necessidade de fortalecer as relações entre polícia militar e comunidade, resolveram solicitar a presença de um policial no local.
 
“Para os alunos as palestras estão surtindo um efeito maravilhoso”
Segundo a pedagoga da escola, Ana Lucia da Silva, com essa ação, espera-se estar colaborando para uma prática de boas ações e uma convivência sem violências. “Adoramos as palestras aqui na escola. Para os alunos está surtindo um efeito maravilhoso”, afirmou.

Para a professora do ensino fundamental, Erobete Coelho, essa foi à única alternativa encontrada para uma boa convivência com os pequenos. Ela conta que a violência está muito presente no ambiente escolar. Conforme a educadora, no mês de maio, chegou ser agredida por um aluno da 4ª série e acabou precisando se afastar da escola por alguns dias, devido a hematomas deixados pela violência. “Ele estava jogando a carteira em um colega, quando vi, corri e me joguei na frente. acabei sendo atingida no braço”, disse ela, mostrando estar usando uma tala. 

Os policiais trabalham com as crianças os motivos que levam ao Bullying. Segundo eles, a carência efetiva, ausência de limites, abusos e maus tratos, geram a explosão emocional. O membro do Conseg de Sombrio, responsável pelas palestras, Cabo Colares, diz que em um pouco mais de um mês de palestras nas escolas, já pode-se notar grande mudança no comportamento das crianças. “Este trabalho desempenhado por nós, é sem dúvida, uma grande arma para combatermos o mal da população, ‘a violência’. Tirando as crianças deste circulo, podemos evitar que futuramente, essas mesmas, se tornem adultos violentos ou infratores”, disse.
 
Por: Fernanda Rosa
 
Fonte:
http://www.jornalamorim.com.br/Geral/396/Programa-de-prevencao-do-Conseg--debate-Bullying-.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário